1 de abr. de 2009

Vírus que infectou milhões de PCs pode voltar a atacar em 1º de abril


O código malicioso Conficker, que já infectou milhões de computadores em todo o mundo, esta programado para ganhar força na quarta-feira, quando será comemorado dia da mentira (1º de abril). Essa praga foi projetada para criar rede de computadores comprometidos que trabalham juntos, numa rede chamada de botnet. De acordo com especialistas, no dia da mentira o Confcker deve fazer com que as máquinas infectadas se conectem, via internet, com os criadores dos códigos, e quando isso acontecer essas pessoas poderão dar comandos para que esses PCs disparem spam ou visitem simultaneamente um mesmo site, com o intuito de derruba-lo.

Mas também os especialistas não acreditam que o ataque de 1º de abril terá consequências graves, porque justamente não faria sentido os responsáveis pelo Conficker causarem um grande problema de rede, porque se interromperem partes da internet eles não conseguirão ganhar dinheiro. Mas espera-se que algo aconteça, mas ainda não se sabe o que. Para solucionar esse caso a Microsoft ofereceu uma recompensa de US$ 250 mil para quem encontrar essas mesmas pessoas.
Mas uma coisa é certa, cada vez que eles se manifestam, existem uma probalidade maior de identificar quem são, onde estão e o que podemos fazer para impedi-los. O real desafio neste momento é fazer esse trabalho funcionar em todo o mundo, e não é um desafio técnico e sim logístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário