1 de abr. de 2009

Games de ação podem melhorar a visão de jogadores


Os jogos de videogames nem sempre podem ser prejudiciais ou viciantes para os filhos, em alguns casos eles podem trazer benefícios, como foi revelado em um estudo norte-americano sobre os games de ação, que podem melhorar a visão dos adultos. Segundo o estudo aqueles que usaram os games de ação durante a pesquisa apresentaram um avanço significativo em sua habilidade de perceber diferenças sutis em tons de cinza, uma descoberta que pode ajudar pessoas que têm problemas para dirigir à noite.

Os principais agentes dessa melhoria na visão são os games de ação que ensinam o cérebro a processar a informação visual existente após o jogo ser interrrompido. Para realizar a pesquisa, a equipe dividiu 22 estudantes em dois grupos, sendo que um dos grupos jogaram games de ação como “Call of duty 2” desenvolvido pela Activision Blizzard, o segundo grupo jogou o game “The Sims 2”, da Eletronic Arts, que segundo eles, não exige muita coordenação.

Os dois grupos jogaram por 50 horas em um período de nove semanas. No final do treinamento, os jogadores dos games de ação mostraram uma média de 43% de avanço em sua habilidade de discenir tons de cinza, enquanto que os jogadores do game “The Sims” não mostraram alteração. Sendo que o grupo que jogou o game de ação aumentou em 58% a percepção de diferenças em contraste. Daphne Bavelier, o responsável pelo estudo, disse que quando as pessoas jogam games de ação, elas estão mudando o trajeto do cérebro responsável pelo processo visual. Esses games estimulam o sistema humano ao limite, e o cérebro se adapta a isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário